sábado, 14 de abril de 2012

Filhos de Logun Edé

                                                                 

Gil Abelha - Artista Plástico
Dia da Semana: Quinta-Feira e Sábado
Cores: Amarelo Ouro e Azul Turquesa
Comida: Axoxó (milho de galinha cozido com coco), Lelê(mingau de fubá de milho amarelo cozido com azeite doce) e Ipeté(inhame cozido com azeite doce)Omuluku(Feijão fradinho com azeite de dende, camarão seco, cebola e ovos cozidos).
Saudação: Loci Loci Logun.
Domínio: cachoeiras, matas, florestas, rios


Filho de Odé Ybo e Oxum Ipondá é o grande príncipe de Ijexá. É o dono da fartura e caçador habilidoso.
Logun-Edé segundo a lenda, vive 6 meses em terra firme alimentando-se de caça e 6 meses submerso nas águas dos rios, alimentando-se de peixes.
Seria desta forma 6 meses homem e 6 meses mulher, mas na verdade Logun e um orixá do sexo masculino , sendo considerado um orixá encantado porque nasceu dentro do Ronkó(camarinha), resultado de "casamento" entre Odé e Oxum. Esta divindade rejeita roupas vermelhas e marrons.





OS FILHOS DE LOGUNEDE NO AMOR

O HOMEM DE LOGUNEDE
É um homem com detalhes especiais no campo amoroso. Aparentemente tímido, na realidade, da mesma forma que seu orixá, espreita seu alvo(pessoa) até ter certeza que sua flecha não o errará. Não gosta de ser rejeitado e por esta razão joga de forma tática e matreira na conquista. Ele é aquele homem que entra por último num "papo", depois de certificar que pode dominar o assunto.

Por ser um caçador nato, este homem não solta sua presa e consequentemente é super-ciumento... seu amor é seu amor e pronto!

Seus pontos fracos são a vaidade, o "estômago", o verde e um sexo "agitadinho". Sexualmente é passivo e gosta de ser trabalhado, sendo que gosta de ser agarrado, apertado,beijado e mordido. Mas depois de tudo, gosta mesmo é de um carinho...

A MULHER DE LOGUNEDE
É a mulher que sustenta qualquer "parada" de um homem. Ela nasceu macho dentro do corpo de uma linda mulher-menina, aparentemente auto-suficiente. Mas, na realidade ela e de disputar qualquer situação e entregar-se totalmente quando ama, demonstrando uma surpreendente possessividade e o maior ciúme que já existiu no Mundo.

Ela tem que ser bem manuseada por gostar de se sentir nas mãos de um "forte". Ela é amulher que sempre irá dormir agarradinha ao seu homem de tal forma que, mesmo dormindo, ainda dará beijinhos em quem ama.

Geralmente tem o corpo farto, com seios, pernas, coxas e quadris de chamar a atenção. Seus pontos fracos são a inteligência do homem,um sexo super-ativo, um beijo meloso, as festas e muita fartura.
AFINIDADES
Com mulheres de Oxum,Ewá, Oyá, Nanan, Oxalá, Yemanjá e Oxunmaré.

AFINIDADES
Com homens de Yemanjá, Oxanguian, Oxunmaré, Oxalá, Oxóssi, Exu e Ogun.